Acredite nos alimentos amigos da memória

Estudo mostra que declínio cognitivo era menor em quem tinha uma dieta mais rica em flavonol, encontrado em frutas, verduras, chá e vinho Quando foi a última vez que você não achou as chaves ou os óculos? Eu, por exemplo, já cheguei a guardar os meus dentro da geladeira... Recentemente, o humorista Fabio Porchat compartilhou em suas redes sociais que havia deixado o carro no estacionamento do Aeroporto Santos Dumont antes de viajar para São Paulo. Ao voltar para o Rio, pegou um táxi para casa e só se lembrou do automóvel no dia seguinte! Ou seja, o problema não aflige apenas os mais velhos.

Ler matéria completa

Lições para o varejo encantar o consumidor mais velho

Sociedade Britânica de Gerontologia desenvolve trabalho para melhorar a experiência dos idosos com serviços e produtos Com esta coluna, encerro minha cobertura da Longevity Week, realizada em Londres entre 14 e 18 de novembro. Num painel com diversos especialistas, a Sociedade Britânica de Gerontologia mostrou como vem desenvolvendo um trabalho para melhorar a experiência de consumo dos idosos. Três seminários já foram realizados no último ano para aproximar a comunidade dos negócios da gerontologia social, com o objetivo de entender esse público, aprimorar o design e refletir sobre o uso de uma linguagem livre de estereótipos. A iniciativa inclui a criação de vagas de “estagiários” para que gerontólogos vivenciem o dia a dia do varejo e proponham ações efetivas.

Ler matéria completa

Inteligência artificial vai mudar a casa dos idosos

Tecnologia baseada em comando de voz pode garantir acesso a serviços e conexões sociais Na coluna de terça-feira falei da importância do expossoma, o conjunto de todas as coisas que nos afetam, interna e externamente, e sua relação com a longevidade. Hoje, abordo outro assunto debatido na Longevity Week que impacta o bem-estar: como adaptar nossas casas à medida que envelhecemos. A apresentação que me encantou foi a de Laetitia Cailleteau, diretora de dados e inteligência artificial da consultoria Accenture para a Europa, porque enfatizou que a tecnologia deve ser uma ferramenta simples e eficaz, e não um bicho de sete cabeças. “O mundo digital é o passaporte para garantir conexão com a comunidade e acesso a todos os serviços. No entanto, o que ouvimos dos idosos é que eles têm a sensação estarem sendo deixados para trás”, afirmou. Por isso, há cinco anos a empresa trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia totalmente baseada na voz, como explicou:

Ler matéria completa

Longevidade depende da qualidade das políticas públicas, diz especialista

Evento realizado em Londres elegeu o expossoma, o resultado de tudo a que somos expostos ao longo de nossa existência, como fator determinante do envelhecimento A questão do expossoma, o resultado de tudo a que somos expostos ao longo de nossa existência, tornou-se o centro da discussão na Longevity Week, realizada no meio de novembro e que acompanhei on-line. Para os pesquisadores reunidos, a humanidade tem dois grandes desafios: garantir a saúde das pessoas e a saúde do planeta – e aí entra o expossoma, que impacta nosso bem-estar em todos os aspectos. O professor David Furman, que dirige um laboratório no Buck Institute, um dos mais respeitados no estudo do envelhecimento, foi enfático:

Ler matéria completa

A corrida da Ciência pelas causas da morte súbita de bebês

A síndrome da morte súbita do lactente mata milhares de bebês todos os anos. Ainda não sabemos a causa da síndrome, nem sua cura — mas os pesquisadores seguem avançando. A corrida da Ciência pelas causas da morte súbita de bebês

Ler matéria completa

Não gosta de se exercitar? Divida a atividade física em blocos de dez minutos

Especialistas discutem as novas fronteiras do fitness e afirmam que os treinos serão cada vez mais individualizados Uma coisa é certa: todos precisamos nos mexer. Esse foi o mantra de três especialistas reunidos para discutir as novas fronteiras do fitness, num painel virtual a que assisti no dia 9 deste mês e que está disponível neste link. Para a médica Poonam Desai, uma celebridade no Instagram (@doctoranddancer), “caminhamos para treinos cada vez mais individualizados, de acordo com a genômica (que estuda a interação dos genes com o meio ambiente) e as preferências de cada indivíduo”. Ou seja, com o volume de informações que estão disponíveis hoje em dia, será possível montar uma grade de exercícios sob medida para cada um.

Ler matéria completa

Sofrimento psicológico é indicador relevante para risco cardiovascular

Novo estudo mostra que avaliação do estado emocional do paciente é relevante e relativamente simples Uma avaliação do quadro emocional pode ser uma ferramenta eficaz para medir o risco cardiovascular do paciente – é o que mostra estudo da Brown University, com a vantagem de esse mapeamento poder ser realizado por profissionais da saúde sem formação específica em psicologia. Num cenário de sofrimento psicológico, a pessoa se vê às voltas com emoções e sentimentos desagradáveis e angustiantes, capazes de afetar seu comportamento e relacionamentos, provocados por situações estressantes como experiências traumáticas, problemas de saúde, conflitos familiares, profissionais e pessoais. Os sintomas vão de cansaço a tristeza e depressão; de ansiedade a oscilações de humor, passando por medo, raiva e isolamento social. O levantamento foi publicado no começo de novembro no “Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention”.

Ler matéria completa

Seis pilares para a longevidade

Plataforma utiliza inteligência artificial para montar roteiro personalizado de saúde física e mental, afirma empreendedor O segundo seminário da Universidade Nacional de Singapore (NUS) sobre longevidade sobre o qual escrevo é a apresentação de Ivan Katchkov, empreendedor que acabou de lançar a plataforma Kalibra, que se propõe a ser um guia para o envelhecimento saudável. Ainda em versão beta, é grátis para quem quiser entrar nessa primeira fase do aplicativo, que usa inteligência artificial para traçar um programa personalizado para cada participante, como explica seu criador:

Ler matéria completa

Leucoplasia: entenda o que é lesão que fez Lula passar por cirurgia

O presidente eleito deu entrada no Hospital Sírio Libanês no último domingo (20) retirar uma mancha na prega vocal esquerda. Ele teve alta nesta segunda e passa bem. Remoção cirúrgica mostrou que lesão não era pré-tumoral ou câncer de laringe, diz especialista. COP 27 - Lula fala durante evento com governadores da Amazônia Legal

Ler matéria completa

O que a criogenia promete – e o que ela (não) está entregando

Proposta de “pausar” um organismo de forma a impedir que ele se deteriore pode custar 200 mil euros A Universidade Nacional de Singapore (NUS) vem promovendo seminários on-line sobre longevidade e assisti a dois deles que compartilho com vocês neste domingo e na terça-feira. A coluna de hoje trata de um tema que costuma despertar polêmica: a bioestase, criogenia ou criopreservação. Não pretendo sequer abordar as questões bioéticas envolvidas, que deixo para os leitores: o que fazer ao “acordar” décadas depois, quando seus entes queridos já não estiverem aqui? Como se adaptar a um ambiente no qual não se tem raízes? Quem responde por danos no armazenamento dos indivíduos que esperam a “ressuscitação”?

Ler matéria completa